Mensagem Astrológica Universal de Leonardo da Vinci

A "Última Ceia" de Leonardo da Vinci
Você sabia que os doze apóstolos correspondem aos doze signos do zodíaco? Leonardo, nasceu na cidade de Vinci, na Itália (perto de Florença) em 14 de abril de 1452. Sua formação literária e científica é menos conhecida do que seu talento artístico que o imortalizou para o grande público através de quadros famosos como a Mona Lisa. Mas Leonardo não foi só um pintor, ele tinha um temperamento de cientista, era eclético e como tal um grande observador e, sobretudo, experimentador. Leonardo da Vinci foi um gênio no sentido mais amplo da palavra, tendo procurado ampliar seus conhecimentos em todas as áreas: na pintura, escultura, na música e na poesia, nas artes bélicas. Foi também um grande estudioso de astronomia e astrologia. Não existiam mistérios que ele não quisesse desvendar!
Por volta de 1495 Leonardo foi chamado a decorar com afrescos o Convento de Santa Maria delle Grazie (Santa Maria das Graças) em Milão, onde deveria pintar uma Última Ceia no refeitório do convento. Ele buscou no conhecimento dos antigos astrônomos, como Ptolomeu, a inspiração para seu trabalho. Na Ceia, Leonardo procurou interpretar a comunhão entre o divino e o humano, entre o céu e a terra, representando o Sol e os 12 signos do zodíaco. Leonardo estava convencido de que o homem era composto dos quatro elementos básicos (ou seja: Fogo, Ar, Água e Terra) e poderia ser analisado também a partir dos quatro temperamentos básicos (bilioso, sangüíneo, linfático e nervoso respectivamente), que iriam caracterizar sua personalidade. Assim, ele dividiu os 12 apóstolos da mesma maneira que são divididos os doze signos do zodíaco: primeiramente em quatro grupos, subdividindo cada um deles em três. Assim, o grupo de 12 pertenceria aos quatro elementos, cada elemento de um grupo básico, subdividido em 3 partes menores, da mesma forma que nós fazemos com o ano solar na mandala do zodíaco, onde dividimos o ano nas quatro estações, cada uma delas com três meses, representando início, meio e fim de cada estação. Dessa forma podemos considerar os apóstolos em quatro grupos de três, ou mesmo individualmente, com suas características pessoais. Notemos ainda que, observando o afresco da direita para a esquerda temos o Sol no posto central sendo representado pelo próprio Jesus Cristo, sentado no centro ma mesa e tendo ao lado, 6 apóstolos à direita e 6 apóstolos à esquerda.



Astrologia na "Última Ceia" de Leonardo da Vinci


Um bom exemplo de como a Astrologia está inserida na religiosidade cristã é a obra "Última Ceia" do italiano Leonardo da Vinci. As associações relatadas abaixo foram inicialmente observadas por um jovem francês de 12 anos que estimulou sua mãe, Ema de Marcheville, também francesa, a investigar as observações do filho, o que a fez pesquisar a bibliografia do famoso artista em busca de indícios que a levassem a compreender os motivos que levaram o autor a organizar de forma tão objetiva a cena de sua obra. Deparou-se ela com a informação de que teria da Vinci se dedicado ao estudo da Astrologia, e procurou comparar os detalhes de sua obra com o conhecimento milenar da metodologia de interpretação dos astros.
Leonardo da Vinci procurou em sua famosa "Última Ceia" deixar muito mais do que uma bela obra de arte, mas também um completo tratado de Astrologia. Associando os apóstolos aos doze signos do Zodíaco, ele estampou os arquétipos humanos através das cores, gestos, olhares e expressões. Na Astrologia cada signo possui o seu oposto, nitidamente representado nesta cena. Os signos são divididos em quatro grupos de acordo com as estações do ano e da Vinci representou esta divisão organizando os apóstolos em quatro grupos de três, de forma clara e inconfundível.
Começando da direita para esquerda de Jesus, agrupando os apóstolos em pares; o 1º e o 7º, o 2º e o 8º, ..., o 6º e o 12º, conseguiremos encontrar a verdadeira intenção deste grande gênio da humanidade:
1º - Simão - Áries 1º - Simão - Áries - Esse signo é caracterizado pela agressividade, por impor suas vontades, por gostar de liderar e competir. Quando suas idéias não são aceitas tenta boicotar a idéia escolhida na tentativa de mostrar que sua opinião estava correta. Signo do "EU" representado por Simão que está posicionado na cabeceira da mesa, como se fosse o líder do grupo ou o senhor da casa, caracterizado por um tipo rude, bem masculino, trajando vermelho que é a cor do fogo, elemento deste signo. Simão está com as mãos em posição de entrega, de sugestão, de imposição, de debate.
7º - João - Libra 7º - João - Libra - Esse signo é caracterizado pela vaidade, pelo equilíbrio, pela sociabilidade e por preocupar-se em agradar as pessoas. Simbolizado pela balança que nada faz além de pesar as opiniões dos outros obtendo o ponto médio. Libra é o único signo que é representado por algo não vivo; um objeto, significando que ele não coloca o seu "EU" em questão. João está representado por um tipo feminino com roupas em tons pastéis, próprias desse signo que procura ser equilibrado até mesmo nas roupas em que se apresenta aos outros; está com as mão em posição de quem recebe algo, de quem pesa o que os outros dizem, formando com seus braços o prato da balança. Sua cabeça pende para o outro; seus olhos estão fechados, como o símbolo da justiça com os olhos vendados para não impor sua própria vontade.
2º - Judas Tadeu - Touro 2º - Judas Tadeu - Touro - Esse signo é caracterizado por sua teimosia, seu olhar desconfiado, pelo conservadorismo, seu carinho, sua sedução, sensualidade, seu esforço de realização e sua capacidade de tolerar o trabalho pesado. Judas Tadeu demonstra em suas feições o lado rústico, mas sedutor; sua força está concentrada no pescoço. Está numa atitude de preocupação quanto às idéias impostas pelo seu antecessor, discutindo se não é melhor ficar como está, mas pronto para iniciar a tarefa e finalizá-la. Sua mão esquerda apoiada na mesa para buscar o lado concreto e a outra colhe as virtudes vindas do céu. Veste-se de marrom a cor do elemento terra de Touro.
8º - Judas Escariotes - Escorpião 8º - Judas Escariotes - Escorpião - Esse signo é caracterizado por sua personalidade profunda, observadora, transformadora e sexualizada; possui a capacidade nata de lidar com dinheiro, de ser um estrategista, um administrador e de controlar seus sentimentos. Seu olhar sempre frio parece buscar algo no fundo do nosso ser. Admira tudo que está ligado aos poderes psíquicos e investiga tudo sobre a morte. Judas Escariotes está posicionado de forma que possa observar com cautela; seus olhos e seus ouvidos estão atentos; segura um saco de dinheiro significando que ele era o tesoureiro do grupo de Jesus; derruba o sal simbolizando que a morte está ligada a esse signo, pois onde se atirava sal acreditava-se estar esterilizando o solo. Suas cores, o azul e o branco, são as cores do elemento água do signo de Escorpião.
3º - Mateus - Gêmeos 3º - Mateus - Gêmeos - Esse signo é caracterizado por sua jovialidade, sua capacidade comunicativa, sua esperteza, suas dúvidas e inconstância de humor. Necessita narrar os fatos, não se aprofunda nos assuntos e relacionamentos; com sua mente criativa consegue vender tudo que quer, mesmo que a verdade não esteja totalmente em suas palavras; adora dançar e se movimentar, inquieto, adora viagens curtas para poder narrar o que viu. Mateus está gesticulando numa expressão de quem viu algo e narra o ocorrido, é o mais jovem dos apóstolos, sua posição demonstra sua dualidade. Veste-se de azul, cor do céu, representando o elemento ar do signo de Gêmeos.
9º - Pedro - Sagitário 9º - Pedro - Sagitário - Esse signo é caracterizado pela sua necessidade de buscar o conhecimento e a verdade, necessita ser um especialista naquilo que se dedica, é religioso, busca basear sua filosofia no conhecimento adquirido através dos livros e de outros filósofos, quando encontra a sua verdade se torna cego a outras idéias e as defende de forma agressiva. É simbolizado por um centauro que é metade homem e metade animal. Pedro é representado por um homem velho para demonstrar sua sabedoria, seu olhar fixo em Jesus demonstra sua sagacidade em busca do conhecimento, seu dedo aponta para o alvo como a flecha do centauro, sua expressão facial é agressiva e cavalga por cima dos seus companheiros, segurando uma faca em sua mão direita representando sua agressividade na defesa de suas verdades.
4º - Felipe - Câncer 4º - Felipe - Câncer - Esse signo é caracterizado pela sua necessidade de proteger, de agradar, representa a mãe, muito ligado à família, ao passado, é ingênuo e inseguro. Tem tendência a engordar, é emotivo e sua intuição é semelhante a de uma mãe que sente o que se passa com seu filho. Felipe é representado por um tipo feminino que mais parece uma mãe que olha para seu filho com amor, carinho e desejo de protegê-lo, seu olhar parece não questionar, mas aceitar, suas mãos sugere a expressão: "Vinde a mim e eu lhe protegerei". Sua posição curva demonstra a flexibilidade e adaptabilidade própria de uma mãe, e as mãos parecem encobrir os seios que oferecem o alimento, órgãos regidos pelo signo de Câncer.
10º - André - Capricórnio 10º - André - Capricórnio - Esse signo é caracterizado pela sua desconfiança, ceticismo, rigidez, responsabilidade, seriedade e profissionalismo. Simboliza o pai que defende seus filhos da malícia do mundo que ele conhece bem, representa a autoridade e o homem amadurecido pelo tempo. André está com as mãos em posição de defesa, seu olhar desconfiado como alguém que questiona as intenções que se esconde atrás dos fatos, está numa posição rígida como um pai que tenta manter a autoridade mesmo que seu coração deseje demonstrar todo seu afeto, suas feições são de um homem amadurecido pelo tempo e o trabalho.
5º - Tiago Menor - Leão 5º - Tiago Menor - Leão - Esse signo é caracterizado pela sua beleza, elegância, brilho, criatividade, necessidade de ser o centro das atenções, sua vaidade, seu gosto pela moda, sua capacidade de amar, seu gosto pelas crianças e sua diplomacia, também é caracterizado pelo seu egocentrismo e dramaticidade. Tiago Menor está numa posição quase central e afasta os apóstolos ao seu redor para que ele esteja bem visível, possui o semblante mais belo de toda a cena, mais belo que o próprio Jesus, visto que o rosto do Cristo não foi pintado por da Vinci que deixou essa obra incompleta obrigando a contratação de outro pintor para terminar esse detalhe da obra. Se expressa com elegância, mas também com prepotência, seu cabelo, barba e roupa demonstram seu zelo pela aparência.
11º - Tiago Maior - Aquário 11º - Tiago Maior - Aquário - Esse signo é caracterizado pela sua inteligência, ideologia, fraternidade, inventividade, necessidade de ser diferente, sua aversão à moda, pela defesa dos direitos humanos, sua rebeldia, sua dificuldade com a rotina e regulamentos, sua falta de persistência e desorganização. Não gosta de ser o centro das atenções, é político, adora ensinar e pregar a necessidade de viver em coletividade. Tiago Maior é representado por um tipo relaxado com sua aparência, com a barba e cabelo mal cuidados, abraçando seus companheiros e empurrando-os para o centro.
6º - Tomé - Virgem - Esse signo é caracterizado por sua busca da perfeição, seu detalhismo, sua crítica, sua capacidade de organização e limpeza, pela sua capacidade de servir, pela dificuldade de ouvir críticas a seu respeito, pela sua necessidade de trabalho e sua higiene. Tomé está quase escondido na cena, pois quem critica não pode estar sujeito às mesmas críticas e por isso se recolhe, está olhando para a ponta do seu dedo indicador, representando o seu olhar fixo em detalhes e sua necessidade de apontar os erros dos outros. Esse é o dedo de Júpiter, Deus que na Mitologia dizia o que era certo e errado.
12º - Peixes - Bartolomeu 12º - Peixes - Bartolomeu - Esse signo é caracterizado pela sua sensibilidade, seu auto-sacrifício, sua instabilidade, visão do todo, fantasia, imaginação, aceitação, necessidade de silêncio e solidão, sua busca espiritual e fuga do real. Seu regente é o Deus Netuno que reinava sobre os oceanos, que é tão instável quanto esse signo. Peixes absorve toda negatividade do ambiente da mesma forma que o mar recebe da humanidade tudo que se precisa eliminar. Bartolomeu está posicionado em pé quase sem contato com os outros, numa posição instável sobre a ponta dos pés, seu olhar se perde no horizonte, veste-se de verde e azul, as cores do mar e do elemento água deste signo; é o único com os pés iluminados simbolizando a regência desse signo.

Jesus: Jesus é o centro e não possui signo, mas as qualidades de todos eles. Com a mão esquerda ele oferece energia ou atividade para os signos da primavera e do verão, representado por da Vinci através da forma viva e expressiva dos seis primeiros apóstolos, e com a sua mão direita recolhe a energia ou experiência através dos signos do outono e do inverno, representado pela forma observadora e fria dos últimos seis apóstolos.

A Astrologia divide os signos em elementos: Fogo, Terra, Ar e Água, representados pelos quatro tapetes persas em cada parede; e em Qualidades: Cardinal (início das estações), Fixo (meio das estações) e Mutável (fim das estações) representadas pelas três janelas ao fundo da cena.
É importante salientar que os signos apenas representam os doze arquétipos humanos e nós não encontraremos uma pessoa no mundo que possua todas as qualidades ou defeitos de um único signo, mas uma mistura de padrões, como um quadro com várias tonalidades de cores, mas que pode ter uma cor mais predominante. Na Astrologia a definição da mistura dos arquétipos se dá através dos astros e pontos cardeais; Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão, Ascendente (horizonte leste), Descendente (horizonte oeste), Fundo do Céu e Meio do Céu; cujo movimento constante impede de haver duas pessoas com o mesmo padrão de personalidade, salvo se nascerem no mesmo local, data e hora, evento muito raro.

"ALEGORIA" por Martin Schullmann

OS DOZE TRABALHOS

A "alegoria" reproduzida a seguir é de autoria do astrólogo inglês Martin Schullmann e consta no seu livro "Astrologia Kármica" . Na sua singeleza, ele reproduz os aforismos essenciais da criação.


Silenciosamente, ÁRIES retornou a seu lugar.

E TOURO voltou a seu lugar.

E GÊMEOS voltou a seu lugar.

E CÂNCER voltou a seu lugar.

E LEÃO voltou a seu lugar.

E VIRGEM voltou a seu lugar.

E LIBRA voltou a seu lugar.

E ESCORPIÃO voltou ao seu lugar.

E SAGITÁRIO voltou a seu lugar.

E CAPRICÓRNIO voltou ao seu lugar.

E AQUÁRIO voltou ao seu lugar.

E PEIXES voltou ao seu lugar.



Martin Schullmann, do livro "Astrologia Kármica" de 1977.

SIGNOS - CATEGORIAS


Tradicionalmente, os 12 signos zodiacais costumam ser divididos a partir de duas categorias: elementos e modalidades. Os elementos são quatro: fogo, terra ar e água; as modalidades (ou qualidades), três: cardeal, fixo e mutável.





A Triplicidade FOGO:

Em Áries isso se manifesta como uma determinação e gana para liderar e iniciar novos empreendimentos e ações.
Em Leão, isso fica claro na sua capacidade de chefia para agir como figura dramática central, ao redor da qual se reúne um grupo de pessoas e para exprimir sua criatividade.
Em Sagitário, isso aparece quando agem como líderes espirituais e filosóficos e na sua excitação em promover o conhecimento.

A Triplicidade TERRA:

Em Touro surge como a habilidade para acumular e administrar dinheiro e recursos materiais.
Em Virgem isso se revela na sua disposição para elaborar de forma cuidadosa e eficiente, procedimentos sadios na vida cotidiana.
Em Capricórnio isso fica claro na sua capacidade para organizar e administrar grandes negócios ou empreendimentos.

A Triplicidade AR:

Em Gêmeos isso se revela na habilidade para aprender, interagir e transmitir informações exatas.
Em Libra isso se manifesta na tendência a ponderar e equilibrar opiniões alheias através de comparações nas relações.
Em Aquário isso se dá na compreensão intuitiva dos princípios universais, juntamente com a preocupação pelo bem-estar global da sociedade.

A Triplicidade ÁGUA:
Em Câncer isso se demonstra em seus vínculos ao lar e à família.
Em Escorpião como um forte apego aos recursos conjuntos e aos mais profundos mistérios ocultos da vida.
Em Peixes ela se apresenta num sentimento místico com relação ao infinito e numa percepção inconsciente das necessidades do próximo.


CONTATOS ENTRE:

1. Fogo e Fogo: Excitação, pouca prática e discordâncias;
2. Fogo e Ar: Complementares. Ar dá idéias para Fogo agir, impaciência com intelectualidade;
3. Fogo e Água: Passional; não tem limites;
4. Fogo e Terra: Oposto não complementar. Fogo agita a lentidão da Terra e ela, por sua vez oferece segurança e prudência ao Fogo;
5. Ar e Ar: Muita conversa e pouca prática;
6. Ar e Água: Oposto não complementar. Ar não agüenta as carências e emoções da Água e ela, por sua vez, se ressente com a insensibilidade do Ar;
7. Ar e Terra: Combinação reflexiva, atitudes pensadas. Atitude defensiva;
8. Terra e Terra: Muito materialismo e inércia, desconfiança;
9. Terra e Água: Complementares. A Água fertiliza a Terra e esta dá segurança à Água para manifestar seus sentimentos.10. Água e Água: excesso de emoção; fantasia.






SIGNOS
Potenciais do Signo Solar

Quem não sabe hoje, que “nasceu sob o signo de tal?” Que nasceu em uma dos doze setores que a faixa zodiacal estende sobre um grande círculo da esfera celeste em torno da qual o Sol dá uma volta regular em um ano?
Essa expressão significa que, no dia do nascimento, o Sol ocupa o signo em questão, num determinado grau de espaço entre o primeiro e o trigésimo, extensão que à razão de um deslocamento cotidiano de um grau ele atravessa numa etapa mensal. Então quando dizemos que somos de “tal” signo, significa que, quando nascemos, o Sol estava passando pela constelação “tal”.
O Sol é o “planeta” mais importante no universo astrológico. Sua importância se deve ao desejo de chegarmos a nossa essência, e o Sol a representa. As características (signos) Solares são as que mais aparecem no caráter do indivíduo. Nós estaremos, ao longo da vida, tentando evidenciar e lidar com essas características da melhor forma. Essas qualidades existem em potencial e teremos que dar forma e volume a elas.
O signo solar é o fator isolado primordial na interpretação. Ele indica como uma pessoa expressa seu potencial básico de energia e seu impulso criativo para crescer e se desenvolver como indivíduo. Poder consciente. Indica também as lições que precisa aprender nessa existência.
Há ainda diversas vibrações do mesmo signo. Já que sabemos que os signos são experiências humanas, devemos atentar que em toda experiência há possibilidades elevadas e baixas para escolhermos quais queremos viver. Devemos encarar que freqüência queremos desenvolver em nosso signo.
É a expressão do nosso consciente que se manifesta globalmente por meio da atividade dos outros planetas do Mapa.







PORQUE VOCÊ PODE (E DEVE) APRENDER ASTROLOGIA
Paula Salotti

1º) A ASTROLOGIA NOS FAZ PENSAR
Para início de conversa, a astrologia faz pensar. Todo o contato com o simbolismo astrológico nos leva a questionamentos que conduzem a uma fabulosa viagem ao nosso interior. Quando contactamos os vários personagens que habitam nosso ser, podemos mais facilmente chegar à nossa essência, compreendendo as motivações mais profundas através de um verdadeiro diálogo com a alma.

2º) O CONHECIMENTO ASTROLÓGICO LIBERTA
A fotografia do céu, que é o nosso mapa, é um registro da nossa alma. Mas não é um registro estático, sem movimento. Na verdade, trata-se de um projeto - e poderemos ou não desenvolvê-lo. Portanto, jamais a astrologia pode ser considerada fatalista. Pense da seguinte forma: o seu mapa é o seu destino, mas o que você faz com ele é o seu livre-arbítrio. Sob esse enfoque, percebemos a importância de nos conhecermos! Quanto mais consciência tivermos dos nossos potenciais, talentos, dificuldades e bloqueios, maiores serão as chances de libertarmos a nossa essência, em outras palavras, de ser o que realmente somos.

3º) EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA
Um símbolo possui infinitas manifestações. Ao entrarmos em contato com nosso potencial, conseguimos ir além e descobrimos diversas formas de trabalhar características muitas vezes consideradas negativas. Com um pequeno movimento de conscientização, buscamos meios criativos de lidar com pontos aparentemente difíceis. Quanto mais compreendemos um símbolo, maiores são as chances de lidarmos com ele, manifestando todo o seu potencial, o que, conseqüentemente, vai trazendo uma crescente expansão da consciência, ampliando nossa caixinha de ferramentas. Quanto mais conhecermos o nosso mapa, mais ferramentas ainda não utilizadas descobriremos em nossa bagagem.

4º) TOLERÂNCIA E RESPEITO
E quando conhecemos nosso mundo, reconhecemos que cada ser possui um universo diferente e, portanto desejos, motivações e reações diferentes (sei que parece óbvio, mas nossas constantes tentativas de adaptar os outros aos nossos pontos de vista mostram que nos esquecemos com freqüência desse item). A astrologia nos traz constantemente a compreensão das atitudes dos outros, nos ajudando a eliminar os mecanismos de projeção, que nos colocam em passivos papéis de vítimas.

5º) SINALIZAÇÃO
Quando usado como um guia de vida ou para a observação do futuro, o mapa astrológico funciona como um sistema de previsão do tempo, já que podemos identificar claramente a qualidade do nosso momento. A previsão em si é secundária ou uma conseqüência do conhecimento dessa qualidade. Quando sabemos que um momento possui uma qualidade ligada a mudanças, imprevistos e situações novas podemos resistir ou abrir nossa vida ao novo, tomando essa iniciativa antes que a natureza tenha que nos despejar para que entendamos a mensagem.
Existem outros milhares de motivos que nos sugerem a importância de aprender Astrologia. Mas o mais importante talvez seja que ao entrarmos em contato com essa fascinante linguagem, sentimos uma grande transformação pessoal. E, como linguagem da alma, o conhecimento astrológico é acessível a todos.


ASTROLOGIA: O RESPEITO FUNDAMENTAL ÀS DIFERENÇAS
Alexey Dodsworth


No ano de 2003, no intervalo de um dos cursos de astrologia que eu ministrava, me deparei com o namorado de uma das alunas do curso regular de astrologia, que me confidenciou, em tom quase desculposo:
- Eu não acredito em nada disso...
Diferentemente do que se pode esperar de um amante da astrologia, eu nunca me incomodo com comentários do tipo, por uma razão simples: o uso do verbo "acreditar", sendo inadequado para o ofício de algo que demanda estudo, e não crença, demonstra que aquele que "não acredita" está a falar de alguma religião, e não do estudo organizado, experimental, que é a astrologia. Se crê ou não se crê em Deus, mas "crer ou não crer" em astrologia se trata de um pensamento equivocado. Eu, por exemplo, nunca "acreditei" na Biologia, porque não venero o Deus dos Citoplasmas e do Ácido Ribonucléico. Mas tirei boas notas no colegial, porque procurei estudá-la, ainda que minimamente.
O tal namorado, pelo menos, não disse que "odiava" a astrologia. O ódio, enquanto substantivo, parece ser um [mau] sentimento que não se justifica jamais. Todavia, nem sempre o ódio é ódio: trata-se, na maioria das vezes, de ignorância. Odeia-se o que não foi compreendido - daí se justifica a raiva que alguns céticos insistentes têm da astrologia. Eles não têm culpa, pois ignoram. E, se estes ignorantes exercem seu desconhecimento, seria preciso tecer um “mea culpa”, por parte dos astrólogos, muitas vezes acusados de se enfiarem numa torre de marfim simbólica, onde se preservam, à parte da humanidade, falando numa linguagem hermética que poucos compreendem.
Mas há também o ódio que não advém da ignorância, e sim do narcisismo das pequenas diferenças. Este ódio, muito mais perigoso, surge quanto nos vemos diante de algo que é diferente de nós. A partir desta fantasia de que tudo deve ser igual, brota o terror, a antipatia, o ódio. A astrologia segue um paradigma científico organicista, e não mecanicista. Ela parte do princípio de que a parte contém o Todo, em que cada indivíduo é um holograma do Universo. Escrever isso pode parecer apenas bonito; só que eu iria além e diria que, mais do que apenas bonito, é assustadoramente real: pensar que eu e algumas criaturas insuportáveis somos partes interligadas de uma coisa só não deixa de ser irônico e aterrador para o ego mais separatista, para aqueles que raciocinam em termos de pior e melhor. Sim, meus caros: estamos ligados, quer queiramos, quer não. E quem não aprender a lidar com as pequenas diferenças, está fadado à extinção psíquica.
Não é de estranhar, portanto, que sendo o paradigma da astrologia um paradigma ecológico [tudo está interligado], que a astrologia em si mesma, em seus conceitos mais básicos, nos ensine a primeira regra fundamental: tudo é diferente de tudo. E, chegando nesta parte, eu devo retornar à minha lembrança do namorado da aluna que não "acreditava" em astrologia. Notaram as reticências na frase dele, logo acima? É porque ele não havia terminado seu texto, que continuava com: - ...Mas eu faço questão que a minha namorada continue a estudar o assunto, pois desde que ela começou a estudar astrologia, tornou-se muito mais tolerante com as diferenças alheias. Ficou mais paciente. Este depoimento me chamou a atenção, porque ele parte de duas premissas:
1. A declaração da descrença de um indivíduo;
2. O reconhecimento de que, a despeito da namorada dedicar-se a algo que ele particularmente não dá crédito, este "algo" a ajudou a tornar-se um ser humano mais tolerante e respeitoso.
Existem pessoas que não amadurecem com a astrologia, ao contrário: utilizam-na como instrumento de justificativa de suas maledicências, de sua pequenez. Falam das quadraturas dos outros, das traves dos mapas alheios, arautos da catástrofe e do mau agouro. Por isso mesmo que, neste sentido, fecho com Jung e não abro: não é o instrumento que capacita o indivíduo ao crescimento, é o indivíduo que, estando pronto para o instrumento, dá um salto. Por isso é importante lembrar que a astrologia não é meta, é caminho, trilha, rota. E nem é a única. Mas - depoimento de quem se dedica ao assunto com vigor - é um caminho muito, muito divertido!
Este pequeno artigo tem poucas pretensões, além de servir de um testemunho sólido de uma pessoa que mal consegue imaginar como seria a própria vida se não tivesse aprendido - via astrologia - a respeitar a singularidade alheia. A você, que começa a aprender astrologia, sempre que se deparar com o lado dificultoso da matéria [cálculos, compreensão técnica do tema], mantenha em mente a certeza de que seus namorados, namoradas, vizinhos e animais domésticos agradecerão imensamente a pessoa mais paciente que você tem o potencial de se tornar.
A recompensa da paciência, segundo Santo Agostinho, é a própria paciência. Desenvolver a virtude, por si só, já é o nosso grande maior presente.
Related Posts with Thumbnails