INFERNO ASTRAL

QUEM TEM MEDO DO INFERNO ASTRAL?
Jardel Maia

Ansiedade, tédio, depressão, angústia, turbulência, melancolia, desorientação, histeria, falta de vitalidade, estresse?
“Credo! Isso tá com cara de Inferno Astral! Benza, Deus!”


Muita gente fala e até mesmo você, caro leitor, já deve ter ouvido falar desse tal “inferno”. Popularmente as pessoas usam essa expressão para caracterizar um período meio “nebuloso”, marcado por momentos de prostração, desgaste e, até mesmo, azar. Uma sensação de desânimo e de “não-sei-o-que-fazer” são algumas das queixas que muita gente costuma espalhar aos quatro cantos sempre alguns dias antes do aniversário. Será que ele existe? O que isto significa?

Pois bem, vamos colocando os “pingos nos is”: esse tal “Inferno Astral” não é um “lugar aterrorizante e maligno, incendiado pelo aquecimento global e perdido no cosmo” não, tá? Não custa avisar! “Quem avisa...” (Vocês já sabem!...) Mas tirando o “blá, blá, blá” apropriado e falando sério agora, o chamado “inferno astral” é um tema que gera discussões.
De uma forma ampla e resumida, pode-se dizer que se trata de um PERÍODO, de momentos/dias que antecedem ao aniversário de um indivíduo e esse “período” é marcado por dificuldades, situações desagradáveis, enfim, uma época conturbada. Isso é fato.


Mas muitos adotam definições diferenciadas sobre o assunto. Vocês podem encontrar definições dizendo que o Inferno Astral é quando o Sol está transitando pelo signo anterior ao nosso signo natal. “Hein?”... Em outras palavras: o “inferno astral de Áries”, por exemplo, seria Peixes (que é o signo que precede Áries dentro da ordem astral), o de Touro: Áries... e assim por diante. Há ainda quem defina esse processo delimitando sua duração. Uns dizem que 40 dias antes do seu aniversário vários “eventos anômalos” se manifestam em sua vida; outros afirmam que 30 dias antes você começa a percebê-lo. Essa última é a mais difundida e aceita.

Essa fase também está relacionada a uma natureza individual de isolamento, medos, traumas, batalhas pessoais e outros aspectos inconscientes: “às vezes, nosso pior inimigo surge quando mergulhamos em direção ao nosso próprio inconsciente”. Somos nossos próprios inimigos. Quais são nossas verdadeiras vitórias? Como nos sentimos quando nos deparamos com o que fizemos e atentamos para um futuro incerto e desconhecido?

Todo o processo do estudo da Astrologia é calcado nas idéias de evolução, de ciclos, de estágios da vida que promovem o crescimento global do indivíduo. Por isso, cada aniversário é um marco, um início de um ciclo. E como o tal “você-sabe-quem-é” (parafraseando Harry Potter) precede o nosso “re-nascimento”, podemos dizer então que o seu perfil finaliza um ciclo.

Quando assopramos as velinhas, estamos sempre “re-começando”, “re-nascendo”. Falando em “astrologiquês”, cada Aniversário que fazemos marca um novo ciclo do Sol na vida de um ser humano, ou seja, quando o Sol retorna ao mesmo ponto do Zodíaco que sinalizava no instante do nascimento um ciclo termina e outro recomeça. Cada ciclo que é iniciado no dia do nascimento chama-se Retorno ou Revolução Solar, indicando uma nova etapa de consciência, momentos de fazer ajustes e corrigir o rumo para prosseguir. Cada Aniversário gera um novo mapa, por isso, novos começos.

A nomenclatura “Inferno Astral” empregada por muitas pessoas, não é nada mais e nada menos que esses trinta dias que antecedem a esta “nova perspectiva” de renascimento, quando estamos concluindo o cansado “mais um ano de vida”. Dessa forma, sempre vamos esbarrar nos “términos de etapas”, que surgem como uma derivação natural de qualquer estágio de desenvolvimento, trazendo a desordem, a certeza do não-certo, uma tensão e um esgotamento de uma situação inóspita que clama por possibilidades de ação. Por isso que as pessoas sentem várias mazelas, se queixam das mais diversas desventuras e, muitas vezes, ficam debilitadas.

Quando elas entram em contato com essa realidade, ouvimos inúmeras vezes, o homem atribuir a culpa desses infortúnios a alguma “maligna conjunção astral misteriosa” ou a algum presságio agourento do “Inferno Astral”. Sem querer assumir o papel de “Pollyanna”, devemos enxergar o verdadeiro sentido de nossas crises e aprender com elas. Sei que é difícil, mas pode ser que para isso o “você-sabe-quem” sempre nos bate à porta: para “fecharmos para balanço”, para assumir nossas responsabilidades e não colocar a culpa em alguém ou numa possível conspiração celeste, para entrar em contato com o “não-eu” e ainda para dissolver o ego e reconstruir nossa alma com um pensamento mais otimista.

Segundo Jung, “quando não estamos em contato consciente com o que nos acontece, tudo acaba nos parecendo obra do Destino, não reconhecemos nosso papel na sua manifestação, não nos sentimos responsáveis por nada; mas, se estivermos conscientemente em contato com nossa vida interior, teremos meios de compreender as fases de crescimento pessoal, enfrentá-las e usá-las como grandes oportunidades de desenvolvimento e transformação pessoal”.

Portanto, vale lembrar, para a grande maioria das pessoas que não passa em brancas nuvens essa fase “pré-natal-astrológica”, que o grande temido Inferno Astral só se torna maior quando relutamos em encará-lo, quando nos negamos a querer enxergar nosso eu com intimidade e não escutamos o que ele tem a dizer.

Devemos ter em mente que a essência do Sol (nosso grande protagonista astrológico) se encontra em estado de reabilitação, de fragilidade, assim como nós nessa fase delicada e é, para isso, que todos temos o livre-arbítrio: para refletir e avaliar os períodos de conclusão e escolher o que nos tornará melhor. Espero que, a partir dessas palavras, nos tornemos dispostos a compreender com calma as possíveis turbulências, a refletir um pouco e fazer um exame interno de mais uma etapa terminada, sabendo que ajustes sempre serão feitos; a encarar cada novo ciclo cheio de surpresas com mais disposição ao otimismo, para aprender e aperfeiçoar sempre.

Enfim, mudar o olhar!

"Quanto mais me despedaço, mais fico inteira e serena." [Cecília Meireles]

SIGNO DE AQUÁRIO: "OS REBELDES COM CAUSA"

“QUANTO MAIS DIFERENTE, MELHOR”.


No domingo, dia 20 de janeiro, aproximadamente em torno das 16H, o Sol ingressa no agitado e revolucionário signo de Aquário. Nesse período, de mais ou menos 30 dias, os nascidos sob este signo iniciam um novo ciclo anual. Aquário é um signo de Ar, Fixo, governado pelo planeta Urano e tem como co-regente o planeta Saturno. Como os outros signos de Ar, Aquário é um signo da racionalidade, do espírito científico e da originalidade.

AQUÁRIO
20 de janeiro a 19 de fevereiro
Fixo – Ar



Aquário é o décimo primeiro signo. Após o auge, representado por Capricórnio, o homem revê sua vida e seus valores. A tradição que seguiu até então, agora se mostra como um edifício oco e cheio de injustiças. Já não há mais sentido em mantê-la. Também não existe a preocupação com o que a sociedade pensaria. O indivíduo já tem a experiência necessária para vislumbrar um mundo mais justo e igualitário. E para atingir este objetivo, irá rebelar-se, se preciso, e liderar outros em torno de suas idéias.
É o signo da renovação, da revolução, da nova ordem, da reformulação dos princípios. Tudo o que foi construído por Capricórnio deverá ser reformulado e as estruturas devem ser adaptadas à nova ordem. Por isso sua frase-chave é: “EU RENOVO”.
Nascidos sob um signo fixo, esses nativos possuem temperamentos excêntricos e são determinados e teimosos. Muitas vezes são incompreendidos pelas suas idéias exóticas e originais pouco receptivas. Por isso são sempre vistos como rebeldes e alguns nem dão credibilidade em suas ações e opiniões.
Não há afetação ou esnobismo na personalidade aquariana, mas uma aversão à imitação ilegítima e à hipocrisia. Agem como iguais entre iguais. As características de fraternidade, amizade, companheirismo e igualdade são importantes para os aquarianos.
Idealista, o aquariano está sempre ligado e preocupado com as questões, sociais, políticas e ecológicas. Muito inteligente e criativo, tem o dom de captar as coisas no ar. Curioso e brilhante costuma ter posições de destaque. Preza muito a sua individualidade. É o signo da liberdade.
O aquariano é uma pessoa completamente sociável, possui uma cabeça ágil e por vezes, tem idéias geniais. É surpreendente, inconvencional e trabalha muito bem em equipe. Um pouco excêntrico, tem mania de ser o dono da verdade, por isso, cuidado para não ser radical demais nas suas opiniões.
Aquarianos gostam de trabalhar em grupos. Mas ao mesmo tempo também podem ser extremamente individualistas. Eles podem ser “oito ou oitenta”, mas jamais estão sozinhos. Tem prazer em conhecer pessoas e trocar idéias. Precisam se sentir livres e sem amarras para sua auto-expressão, buscam espaço para se lançar a outros projetos. Abominam qualquer espécie de prisão, principalmente emocional.
Não chegam a ser frios como os nativos de capricórnio, mas emoção também não é seu forte. Relacionam-se num nível mental, são mentalmente ágeis. Em questões de amor, este signo não é muito previsível. É fácil encontrar este nativo apaixonado por uma amizade, apesar de amar radicalmente a pessoa com quem convive, no entanto, é uma excelente pessoa para viver um amor original e companheiro cheio de surpresas.
Seus ideais de fraternidade e igualdade baseiam-se, sobretudo, na racionalidade. Isso adquire às vezes uma coloração curiosa: o aquariano será capaz de insistir em fórmulas ideológicas utópicas ou impraticáveis, sem conseguir pensar nas questões mais básicas e subjacentes ao problema. Esse distanciamento da realidade é um risco constante em sua vida.
Uma aparência de tranqüilidade dos aquarianos é enganosa. Possuem uma “usina hidrelétrica” dentro de suas cabeças. Por isso podem ter insônia e tem problemas de ansiedade e nervosismo.
É um signo do amanhã, do futuro. São pessoas elétricas, exóticas, revolucionárias, livres. Negativamente, podem se tornar pessoas impessoais, distantes, frias, revoltadas e com objetivos de vida inalcançáveis e sem prazos de conclusão.
São visionários, sempre a olhar para o futuro, debochando do passado e ignorando o presente. Às vezes tornam-se tão aéreos (ar é inclusive o seu elemento), que as pessoas os consideram loucos, esquisitos e excêntricos. Sem contato com o mundo real, o aquariano se embevece com seus altos vôos e pode condenar a si mesmo, como Ícaro.
Na mitologia, o signo é representado ora por um jovem, ora por um velho. Ambos trazem uma ânfora cheia d'água, que derramam ao solo. A imagem simboliza a capacidade do aquariano de trazer novas idéias ao mundo. O inconsciente flui através de suas mãos, tornando-o instrumento para a busca de soluções originais e descobertas transformadoras.
Este signo é regido por dois planetas: Urano (planeta caracterizado pela inventividade, revolução, excentricidade, renovação, ansiedade e por perspectivas de futuro) e por Saturno, um planeta de contração, limitação e rigidez, que contrabalança e estrutura os traços mais explosivos do sétimo planeta do sistema solar.
Constante necessidade de idealizar (exílio do Sol) os valores tecnológicos (Urano) e lógicos (Saturno) como uma das alternativas de se inserir misticamente no mundo e como que por um mecanismo de projeção sensibilizar-se com tudo que leva à mudança entre os homens, seja socialmente ou individualmente; resulta daí uma auto-estima vivida com relativa indiferença, pois está em jogo a sensação que sua vida fundamenta-se num dever maior atribuído àqueles que dentre os chamados foram escolhidos.
Portanto o sujeito vive num estado constante de criação e de invenção, onde o sentimento e a inteligência misturam-se de tal modo que podemos afirmar que ele pensa com o coração e sente com o cérebro, o que lhe dá uma relativa capacidade de intuição e predição, que não raro o liga com as circunstâncias atuais, desencadeando consequentemente mudanças repentinas, se não nelas próprias, ao menos na forma delas serem vistas.
Existem dois perfis aquarianos:

1 - AQUÁRIO – SATURNO: "tipo tradição e responsabilidade", Saturno forte, emoção fixa, postura tradicional, idéias e posturas programadas, planejadas e ponderadas. De certo modo, age com formalidades e pouca naturalidade. Pode ser avesso às mudanças e/ou ter dificuldades de adaptação ante as várias manifestações tecnologias.

2 - AQUÁRIO – URANO: "tipo elétrico e aventura", Urano dominante, disposição para viver como se a existência fosse uma aventura, portanto, inadaptação, excentricidade, originalidade, rompimentos com a rotina, com as pessoas, com as convenções, recordes, natureza revolucionária e rebelde.


Os nativos do signo de aquário apresentam inúmeras facetas também de acordo com os 12 tipos de ascendentes. Apresentamos abaixo algumas características do signo solar em aquário combinando com os seguintes possíveis Ascendentes:

Com Ascendente em Áries: Busca de novidades. Mente original, perspicaz e combativa. Dispõe-se a lutar pela pessoa ao seu redor. Tendência à precipitação e ausência de meio-termos na vida. Atitudes progressistas. Preza pela liberdade para dedicar-se aos seus ideais e interesses. Necessita conviver com amigos que compartilhem suas idéias.

Com Ascendente em Touro: Dá maior estabilidade e pés no chão, desacelera a intensa imaginação de Aquário. Há um conflito entre as idéia e realizações concretas. Raramente se satisfaz com o que realiza; tendência a exigir muito de si. Normalmente são prudentes e ponderados. Preocupa-se com sua profissão e tende a ser muito social. Tem dificuldade em aceitar suas imperfeições e o sentimentalismo.

Com Ascendente em Gêmeos: Instabilidade reforçada, intelectualidade redobrada, mentalidade aberta e postura otimista e expansiva. Tem muitos amigos, gosta da atividade social e em grupo, e, de certa forma, sua vida material e profissional depende do relacionamento social. Pode ocorrer um excesso de interesse pelo plano mental, excitando-se em falar e pensar, obstruindo suas atividades físicas e/ou sua vida emocional.

Com Ascendente em Câncer: Diminuição da liberdade natural de Aquário. Valoriza a conduta familiar e o casamento. Tem dons abstratos e psíquicos. Gosta de atividades que abordem temas psicológicos e até, metafísicos. Não é uma pessoa fechada, entretanto um lado de sua personalidade é desconhecido e preservado, muitas vezes para se proteger, pois presente uma ameaça externa.

Com Ascendente em Leão: Atitude imponente, social e requintada. Possui muita força de vontade e determinação. Ao mesmo tempo em que os relacionamentos sociais são importantes, pode ter uma postura egoísta e egocêntrica numa convivência. Necessita de relações abertas, livres, mentais e enriquecedoras.

Com Ascendente em Virgem: Grande curiosidade intelectual, intuição e discernimento. Trabalhador inventivo e com idéias originais. Percepção para julgar e entender a mentalidade humana, contudo pode ter dificuldade nos relacionamentos emocionais. Postura impessoal e distante.

Com Ascendente em Libra: Humanitário, cordial, harmonioso e artístico. Gosta dos prazeres estéticos e de estar envolvido a alguma área criativa. Tendência a passar por muitos romances casos de amor. Precisa ser original e criativo na via e nos relacionamentos pessoais.

Com Ascendente em Escorpião: Pode ser uma combinação de extremos: um lado o conservadorismo familiar e tradicional e, do outro, um desejo de romper com a família e seguir um padrão de vida livre e inusitado. Realização de ideais e força de vontade. Postura reservada. Sua atividade mental está focada em seu interior, na família e na curiosidade sobre procedimentos psicológicos.

Com Ascendente em Sagitário: Saboreia a vida, tem natureza aventureira e expansiva. Tem uma imaginação fértil e se destaca em temas filosóficos. Facilidade de interação com as pessoas e uma postura amistosa e otimista. Suas idéias e interesses podem distanciar o nativo da realidade concreta da vida, habitando sua própria mente abstrata.

Com Ascendente em Capricórnio: A mente é muito desenvolvida e é aplicada a temas práticos e concretos. Excelente administrador, com capacidade executiva. Grande contradições entre o conservadorismo e o idealismo, aumenta a responsabilidade. Pode não se relacionar bem com o próprio corpo e ter dificuldade em manifestar o afeto.

Com Ascendente em Aquário: As características aquarianas são fortalecidas. Maior simpatia e originalidade, capacidade de transformar tudo a sua volta. É magnético, humanitário e generoso. Refinamento interior e independência dão ao seu caráter um tom de excentricidade.

Com Ascendente em Peixes: Subjetividade, imaginação e espiritualidade. Indecisão eterna; existe uma preferência em escolher caminhos mais fáceis. Tendência à mediunidade e a dedicar-se às artes, a assuntos psíquicos e ao ocultismo. Tem uma índole solidária. Necessita de tranqüilidade e atividade moderada. Os assuntos concretos e mundanos podem ser desconfortáveis. Tendência ao isolamento e à introspecção.
Related Posts with Thumbnails