Slide1Slide2

Slide3

Os planetas são, portanto, os andarilhos do céu que se movem e interagem pelos signos do zodíaco, atuando na vida humana. A partir de suas posições no espaço celeste consideradas em relação à Terra, pode-se, por interpretação simbólica, compreender a natureza do homem. Os planetas representam assim as funções psicológicas da personalidade humana. Em astrologia consideramos planetas os dez maiores corpos que compõem o sistema solar e aparentemente orbitam a Terra. São os Planetas que canalizam as características dos Signos. Cada Planeta representa um elemento da psique humana, uma parte da nossa consciência.Slide5

Slide4Os Planetas se dividem em várias categorias astrológicas: O Sol e a Lua não sendo propriamente planetas são conhecidos como os “Luminares” ou “Luzes”. Eles representam as grandes polaridades humanas: Consciente e Inconsciente; Masculino e Feminino, respectivamente.

Slide7Lua

Slide6

Seguem-se os Planetas Pessoais que, juntamente com os Luminares, representam os elementos básicos da personalidade. Mercúrio, Vênus e Marte são os planetas pessoais e trazem nossas características individuais.

                                                          Mercúrio, Vênus e Marte:  Os Planetas Pessoais

Desse modo, Júpiter e Saturno são os Planetas Sociais (ou Impessoais), responsáveis pelas nossas características sociais, ou seja, nosso papel em nosso grupo social.

 jupiter Saturnort

                                                                         Júpiter e Saturno: Os Planetas Sociais

E finalmente Urano, Netuno e Plutão: Planetas Transpessoais, ou Transaturninos ou Geracionais, que atuam na nossa capacidade de transformação e transcendência, e determinam as características de toda  uma geração. Representam influências que não são individuais, mas sim de toda uma geração, simbolizando a força do inconsciente coletivo.

                                                      Urano, Netuno e Plutão: Os Planetas Geracionais

Num mapa astrológico cada planeta está colocado num dos signos, o qual vai atribuir à qualidade psicológica representada pelo planeta uma qualidade ou modo de expressão.

planetas

Ainda podemos dividir os planetas em duas categorias:

I. CATEGORIA

Planeta Exterior – Diz-se de cada um dos planetas exteriores ao Cinturão dos Asteróides: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Oposto: Planeta Interior.

Planeta Interior – Diz-se de cada um dos planetas interiores ao Cinturão dos Asteróides: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Oposto: Planeta Exterior.

planetase

II. CATEGORIA

Planeta Inferior – Diz-se de cada um dos planetas interiores à órbita da Terra: Mercúrio e Vênus. Oposto: Planeta Superior.

Planeta Superior – Diz-se de cada um dos planetas exteriores à órbita da Terra: Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão. Oposto: Planeta Inferior.

sistema_solar   Luas_do_Sistema_Solar

IAU_Planets

8315espaco